EXPOSIÇÕES

Sebastião Salgado - Perfume de sonho - Uma viagem ao mundo do café
Instituto Tomie Ohtake
Até 8 de maio
A misteriosa e atávica afinidade de Salgado com o café, sua fiel reverência aos trabalhadores e à paisagem circundante estão impressos nesta exposição “Perfume de Sonho”, com curadoria de Lélia Wanick Salgado. São 80 obras realizadas de 2002 a 2014, em plantações cafeeiras de 10 países percorridos pelo fotógrafo: Brasil, Índia, Indonésia, Etiópia, Guatemala, Colômbia, China, Costa Rica, El Salvador e Tanzânia. 
Terça a domingo, das 11h às 20h.

Teias e Tramas
Gabriel Wickbold Studio e Gallery
Até 13 de maio
A exposição da fotografa sérvia Isidora Gajic expõe 32 obras, onde o tempo é o fio condutor, a conexão entre os elementos e suas construções. Nesta série, a escrita e as imagens, juntas, criam outros entendimentos, composições fluídas além da descrição, atingindo outra densidade. Na poética presente, o mar vira lâmina de chumbo, a neve transforma-se em luz celestial, permitindo que as portas da imaginação se abram para outras dimensões, além do que consideramos realidade.
Segunda a sexta, das 11h às 18h.

Vinte e Dois Olhares
Espaço Paulista de Arte
Até 14 de maio
Com vinte e dois quadros inéditos, a artista plástica Fernanda Mendes apresenta seus mais recentes trabalhos. Inspiradas em cartas do Tarô, cada obra traz um tema e uma composição visual definida a partir da interpretação e do significado das cartas. A carga dramática contida em cada uma delas é marcada pelo uso de tons escuros e fortes do laranja, verde e azul.
Segunda a sexta, das 10h às 19h; sábados, das 10h às 16h.

Plínio Marcos 80 Anos
SESI Mauá
Até 15 de maio
A partir de uma seleção de fotografias do acervo familiar, a exposição conta a história desse escritor, dramaturgo, jornalista, ator e palhaço. Suas diversas paixões – do jornalismo ao circo, do futebol à família – são apresentadas. Registros fotográficos de montagens históricas de textos do autor trazem grandes nomes do teatro brasileiro, como Tônia Carrero, Luis Gustavo, Lima Duarte e Walderez de Barros. Realizações de Plínio como ator, palhaço e sambista também estão presentes na mostra.
Segunda a sexta, das 8h às 21h; Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.

Cidade Múltipla
SESI Osasco
Até 15 de maio
Estranhas e familiares, essas fotografias são um conjunto de instantes depositado em camadas de tempo que desmontam e remontam uma metrópole improvável, só existente no interior da câmera pinhole – caixa à prova de luz com um pequeno furo ou vários deles, onde a imagem é registrada em papel fotográfico. As fotos têm um aspecto de passado, quase sem habitantes, transformados pelas longas exposições em espectros invisíveis. Neste cenário, o fotógrafo revê pontos de referência de São Paulo que resistem, assistindo ao seu entorno modificar-se na contraditória, multifacetada e múltipla cidade.
Segunda a sexta, das 9h às 18h; Sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h.

Tchibum! - Pupillas
SESI Mauá (ABC)
Até 29 de Maio
De forma poética e minuciosa, a pintura conduz o observador pelo universo das águas por meio de traços e cores do duo de ilustradoras Pupillas, formado pelas artistas Verônica Alves e Mariana Degani.
Segundas, terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 9h às 18h.

Mirada Interior
Centro Cultural São Paulo
Até 5 de junho
Organizada pelo Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, em parceria com o CCSP, por ocasião do Ano da Itália na América Latina, a exposição narra os últimos 15 anos do percurso fotográfico de Valerio Bispuri por meio de uma seleção de 40 imagens. Os trabalhos apresentados tratam de temas sociais, ligados essencialmente a mundos humanos invisíveis, segregados ou ainda não plenamente integrados e aceitos pela sociedade.
Terça a sexta, das 10h às 20h; Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.

Viagem Pitoresca ao Boulevard Cor de Café
MAB-FAAP
Até 11 de junho
A artista Katia Fiera voltou recentemente de Paris após sua participação no programa de residência artística da FAAP na Cité des Arts, realizado a partir de parceria entre as duas Fundações. Durante o período em que esteve em Paris desenvolveu um livro de artista impresso em serigrafia, no qual apresenta seu percurso pelas ruas da capital francesa em busca da presença de afrodescendentes e suas manifestações culturais. A publicação foi premiada com o Proac (Programa de Apoio à Cultura) de 2014.
Além do livro-instalação, os visitantes poderão conferir cinco desenhos sobre tela em grande formato, produzidos pela artista ainda durante sua residência artística em Paris.
Terça a sábado, das 11h às 17h.

Ocupação Maria e Herbert Duschenes
Itaú Cultural
De 28 de abril a 12 de junho
O espaço expositivo revela fotos, planos de aulas, vídeos e outros documentos que contam em parte como era a construção de conhecimento realizada pelo casal Duschenes e por seus alunos. Maria e Herbert chegaram ao Brasil em 1940. Influenciada pelos estudos de Rudolf Laban, Maria desenvolveu aqui um trabalho de dança pioneiro baseado na experimentação, na liberdade e no autoconhecimento, além de coreografar importantes espetáculos. As ideias vanguardistas de seu companheiro, Herbert, revelam a comunhão também profissional de ambos. Os vídeos de suas viagens por diferentes culturas convidavam os alunos a enxergar o entorno de forma ampla e autônoma. Em 1967, Herbert ingressou como docente no Departamento de Artes Plásticas da Fundação Armando Alvares Penteado (Faap), onde lecionou por cerca de 30 anos. 
Terça a sexta, das 9h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h.

A “gran dama” das artes
Solar da Marquesa de Santos
Até 12 de julho
Cercados por uma transição política, econômica e social, Yolanda Penteado, Francisco Assis Chateaubriand (Chatô) e Francisco Matarazzo Sobrinho (Ciccillo) tornam-se grandes mecenas, que se distinguem pela aliança entre arte moderna e capital internacional. Juntos, eles são responsáveis por instituições artístico-culturais, como o MAM SP, o MASP, a Bienal de São Paulo, os Museus Regionais, além de contribuírem para a criação do MAC USP. Casada com Ciccillo, Yolanda toma parte de outros empreendimentos, como o TBC e a Companhia Cinematográfica Vera Cruz. Todas essas instituições colocam a cidade de São Paulo definitivamente no cenário internacional das artes. Seu percurso nos mostra a visão de contexto e articulação que a mecenas tem sobre as diversas esferas pelas quais passa.
Terça a domingo, das 09h às 17h.

Paisagens Oficiais
Solar da Marquesa de Santos
Até 12 de julho
A Coleção de Fotografia Iconográfica do Museu da Cidade de São Paulo ilustra a extraordinária transformação urbana da capital. Iniciada com poucas centenas de imagens a pedido do prefeito Washington Luís Pereira de Sousa, o pequeno acervo foi adquirido na gestão de Fábio da Silva Prado e ampliado nas décadas seguintes com a doação das fototipias de Guilherme Gaensly e dos arquivos de Ivo Justino e Aristodemo Becherini. 
Terça a domingo, das 09h às 17h.

IssoÉOssoDisso
Paço das Artes (USP)
De 30 de abril a 30 de julho
ISSOÉOSSODISSO apresenta obras da artista Lenora de Barros entre vídeos e fotoperformances, cartazes, poemas sonoros e documentos, e tem como fio condutor o processo de criação da artista. Neste processo, é possível perceber um elemento comum: as obras de Lenora de Barros sempre se desdobram, gerando ecos em outras obras.
Terças, quartas, quintas e sextas, das 10h às 19h. Sábados, domingos e feriados, das 12h30 às 17h30.

Vizinhos Distantes: Arte da América Latina no Acervo do MAC USP
MAC USP Ibirapuera  
Até 31 de Julho  
250 trabalhos entre pinturas, esculturas, instalações, objetos, fotografias, registros e projetos de performances, vídeos e publicações.
Terças, das 10h às 21h; Quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 10h às 18h.

Retrato Popular
SESC Belenzinho
Até 31 de julho
Sob curadoria de Rosely Nakagawa, Valeria Laena e Titus Riedl, a mostra reúne obras que reconstroem a história da fotografia popular, não só por meio de suas imagens, como também pelas câmeras e artifícios utilizados desde o início do século XX.
Terça a sábado, das 10h às 21h; domingos e feriados, das 10h às 19h30.

A Casa
MAC USP Ibirapuera (Sul)
Até 31 de Julho
Vinícius de Morais, autor do poema A Casa, musicado ao lado de Toquinho em 1980, já falava da criação de um espaço que deveria ser o de um lar, mas que é repleto de estranhamento, de elementos faltantes, da própria ausência de praticidade esperada do ambiente doméstico.
Terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 10h às 18h.

SEM DATA PARA ACABAR:

Arte, Adorno, Design e Tecnologia no Tempo da Escravidão
Museu Afro Brasil 
Sem data para terminar
Mais de 70 objetos de ofícios urbanos e rurais compondo um conjunto que realça as contribuições dos negros para a ciência e a tecnologia no Brasil.
Terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos das 10h às 18h.

Esquema esboço bosquejo debuxo ou o desenho como forma de pensamento
Gabinete do Desenho  
Sem data para terminar
Obras de artistas, galerias e coleções. Trabalhos de Carla Caffé, Daniel Senise, Irmãos Campana, Ton Marar e outros.
Terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 9h às 17h.
  
Modernidade: Coleção de Arte Brasileira Odorico Tavares
Museu Afro Brasil  
Sem data para terminar
Centenário de nascimento do poeta e colecionador pernambucano e exibe uma das mais importantes coleções privadas de arte brasileira.
Terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 10h às 17h com permanência até às 18h.

Memória do Futuro - Poemas Visuais em Mármore e Granito
Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Sem data para terminar  
Obras de Poemas Visuais em suportes permanentes, “Palavra”, “No/Yes” e “Tocando Sem Pegar”, passam a integrar o espaço expositivo da biblioteca temática.
Segundas, terças, quartas, quintas e sextas das 10h às 19h. Sábados das 9h às 16h.

Pinagram II
Reserva Cultural  
Sem data para terminar  
Fotos do Instagram com o tema Qual É a Sua São Paulo?, feitas por amadores.
Segundas, terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 20h às 22h. 

Pinagram II
Pinacoteca do Estado
Sem data para terminar    
Fotos do Instagram com o tema Qual É a Sua São Paulo?, feitas por amadores.
Segundas, terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 10h às 17h.

Por um Museu Público - Tributo a Walter Zanini
MAC USP Nova Sede 
Sem data para terminar    
Walter Zanini (1925-2013), historiador da arte, professor universitário, crítico e curador foi o responsável pela estruturação do recém-criado Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP).
Terças, das 10h às 21h, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 10h às 18h.

Paulo Nenflídio
MAC USP Cidade Universitária
Sem data para terminar  
Esculturas, instalações, objetos, instrumentos e desenhos.
Quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 10h às 18h e terças, das 10h às 21h.

Samson Flexor – Traçados e Abstrações
MAC USP Cidade Universitária 
Sem data para terminar
35 trabalhos do artista, entre desenhos e pinturas, que pertencem ao acervo do MAC USP.
Terça, das 10h às 21h; quarta, quinta, sexta, sábado e domingo, das 10h às 18h.

Hoje tem espetáculo 
Galeria Olido
Sem data para terminar
Um panorama da história do circo no Brasil, apresentando: “Linha do Tempo”, com os principais acontecimentos do mundo do circo entre 1830 e 2009.
Segundas, quartas, quintas e sextas, das 10h às 20h; sábados e domingos, das 13h às 20h (Centro de Memória do Circo).

Memórias de uma infância - Cenas infantis de Sandra Guinle
Biblioteca da Faculdade de Educação - USP
Sem data para terminar
As obras monumentais reproduzem o universo de jogos e brincadeiras de uma infância de outrora, onde Sandra Guinle busca o resgate do universo infantil quando a imaginação e criatividade eram ingredientes fundamentais para as brincadeiras dos tempos passados.  
Segundas, terças, quartas, quintas e sextas, das 9h às 12h (para crianças até 12 anos) e das 9h às 22h (acima dos 16 anos).

Goeldi / Jardim: A Gravura e o Compasso
MAC USP Ibirapuera
Sem data para terminar
40 trabalhos de Oswaldo Goeldi (1895-1961) e Evandro Carlos Jardim (1935) que pertencem à coleção do Museu, incluindo 17 gravuras de Jardim doadas.
Terças, das 10h às 21h; Quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 10h às 18h.

SITU #2 - Daniel de Paula
Galeria Leme
Sem data para terminar
Segundo site-specific comissionado para o projeto SITU, curado por Bruno de Almeida, dando continuidade a uma pesquisa sobre formas de pensar e discutir a produção do espaço (urbano) através de um diálogo entre arte, arquitetura e cidade.

Terças, quartas, quintas e sextas, das 10h às 19h; Sábados, das 10h às 17h.

Nenhum comentário: